quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Paralisia no sono


A paralisia do sono pode ser definido como uma incapacidade de se mover por vários minutos, antes ou depois de acordar. Ela geralmente ocorre durante o estado de sono REM (rapid eye movement), que é medicamente considerado como o mais profundo estado de sono. Assim pode ser explicado por uma desconexão dessincronizados entre mente e corpo. Pode parecer no caso de pessoas de diferentes idades. A paralisia do sono é provável que ocorra após longos períodos de insônia.

Ela tem vários sintomas, como sensação de terror, alucinações muito animadas, paralisia, ruídos estranhos, imagens em movimento, a sensação de alta pressão sobre o corpo, sem ser capaz de se livrar daquilo que faz com que a pressão. Faz com que vão desde a posição de dormir, ao estresse excessivo, hábitos de sono ruins, falta de sono, mudanças inesperadas no ambiente ou estilo de vida, etc



Embora num primeiro momento, foi considerado um fenômeno raro, hoje em dia parece ocorrer em um monte de gente. E muitas vezes pode ser genética. Não pode ser letal, exceto em poucos casos que foram encontrados no sudeste da Ásia, onde alguns jovens (adolescentes em sua maioria) são conhecidos por terem morrido asfixia durante uma crise de paralisia do sono. Mas esse tipo de ataque é o mais geralmente, sem quaisquer efeitos graves. Leva um tempo bastante curto para o cérebro para se reconectar ao corpo. No entanto, o que perturba essa pessoa é a aspectos psicológicos, ou seja, as sensações muito desagradáveis, muitas vezes horríveis que possam ter. As alucinações fazer a paralisia do sono tão difícil de suportar e devido a estes elementos alucinações as pessoas muitas vezes associadas com a idéia de encontrar fantasmas ou estrangeiros.



Na maioria das culturas, a paralisia do sono é atribuída à presença de fantasmas, bruxas, ou a possessão demoníaca durante o sono. Assim, na cultura Africano-Americana, eles explicam o estranho estado de paralisia do sono como sendo causado por "o diabo andar de costas." Por isso, refere-se quer a fantasma, ou para demonstrar a posse do corpo.

Casos de paralisia do sono são por vezes descritos na literatura. Como, por exemplo, em Don Quijote de Cervantes. Sancho Pança, fiel companheiro Don Quijote, tem uma experiência tão assustadora enquanto dorme, e acorda apavorada do pesadelo. Ele também aparece na célebre Melville "Moby Dick". Essa conta de uma ocorrência a paralisia do sono pode ser encontrado em "As Neves do Kilimanjaro", de Ernest Hemingway. Aqui ela é representada pela morte em si que está sentado no peito do narrador e tenta sufocá-lo. Outra representação de paralisia do sono é feito por William Shakespeare em "Romeu e Julieta", em que a "Velha Bruxa", um demônio da noite é mencionada e descrita.



Da minha experiência própria, posso dizer muitas vezes eu tinha esses "sonhos" como uma criança, mas também como um adolescente. Eu sabia que estava sonhando, mas ao mesmo tempo me senti totalmente desperto, e eu senti uma presença, algo muito estranho acontecendo. Eu não podia se mover, e ele sentiu como se algo ou alguém estava sentado nas minhas costas. Foi uma terrível sensação de que não havia ninguém para me ajudar, que eu não conseguia nem gritar, porque eu estava dormindo. Era sempre um grande alívio quando consegui acordar, mas o medo persistia, especialmente que eu sabia que teria de ir dormir, e talvez passar por tudo de novo. Mais tarde eu entendi tudo tem uma explicação médica, e descobriu que existem muitas mais pessoas que sofrem de paralisia do sono.

De qualquer forma, eu não tenho experimentado isso em tempos, parece ter desaparecido tão misteriosamente como apareceu uma vez na minha vida. Eu acho que é melhor vê-lo como um distúrbio do sono e não se assuste com a sua possível ocorrência. Como eu disse antes, ele tem uma explicação muito boa médica e é bastante comum para muitas pessoas, é tão antiga quanto a milhares de anos. Então não há nada novo sob o sol. Na minha opinião, não tem nada a ver com abduções alienígenas, fantasmas ou outras actividades paranormais. No entanto, ele tem muito a ver com o estresse, insônia, maus hábitos alimentares, traumas psicológicos e mudanças repentinas que ocorrem em nossas vidas. Estas são as coisas que devemos prestar atenção e tentar diminuir ao tentar levar uma vida saudável, bem equilibrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário