terça-feira, 16 de outubro de 2012

Complicações Punção Lombar


Punção lombar é um procedimento de retirar uma amostra de líquido cefalorraquidiano, que rodeia o cérebro ea medula espinal. É basicamente um procedimento de diagnóstico, embora também seja empregue para fins terapêuticos, em certas circunstâncias. O procedimento de punção lombar toda envolve a inserção de uma agulha entre a terceira ea quarta vértebras lombares e, em seguida, empurrando-o para dentro do canal espinhal, a fim de coletar uma amostra do líquido cefalorraquidiano ou líquor. Idealmente, o paciente tem que deitar em uma posição lateral com o pescoço dele ou dela e os joelhos dobrados em flexão completa ou ele ou ela tem que sentar com a cabeça eo ombro inclinou-se para o joelho. Este procedimento é também conhecido pelo nome de punção da torneira espinal lombar.

Usos da Punção Lombar

Punção lombar é o teste mais fiável de diagnóstico para a meningite, que é caracterizada por inflamação dos tecidos, que rodeiam o cérebro e da medula espinal. Estes tecidos são conhecidos como meninges e inflamação em si é geralmente causada por bactérias. Durante a recolha do líquido cefalorraquidiano, um manómetro de coluna é usado para medir a pressão deste fluido. Por outro lado, a amostra do fluido espinal é examinado quanto à presença de células sanguíneas, especialmente as células brancas do sangue. Dependendo dos resultados de tal exame ea pressão do fluido espinal, um número de doenças são diagnosticados com o procedimento. Destes, alguns são doenças importantes hidrocefalia, hipertensão benigna intracraniana, hemorragia subaracnóide, doenças do cérebro e da espinal medula, como esclerose múltipla e de tumor.

Como já foi mencionado, o procedimento de punção lombar também é utilizada para fins terapêuticos, por vezes. Mais comumente, é utilizado para injetar medicamentos e anestésicos para o líquido cefalorraquidiano. Os medicamentos que são administrados com este método são drogas contra o câncer e antibióticos. Ocasionalmente, o procedimento é também utilizado, a fim de extrair fluido espinal, se a pressão do fluido espinal aumenta significativamente. Este pode ser o caso de doenças como a hipertensão intracraniana benigna e hidrocefalia.

Complicações Punção Lombar

Apesar de ser uma ferramenta muito importante para o diagnóstico, o procedimento de punção lombar não é sem a sua quota de complicações e efeitos colaterais. No entanto, se adequadamente realizado, graves efeitos colaterais de punção lombar são muito raros. Portanto, é geralmente considerado como um procedimento seguro para recolher fluido cerebrospinal, bem como para administrar medicamentos para este fluido para o tratamento de várias doenças. Os efeitos colaterais mais comuns do procedimento são explicadas abaixo.

Dor de cabeça

Dor de cabeça é um dos mais comumente observadas complicações punção lombar, que pode afetar cerca de 40% das pessoas, que passaram pelo procedimento. Dor de cabeça de punção lombar é geralmente experimentado perto da base do crânio ou na parte da frente da cabeça. Tais dores de cabeça geralmente desaparecem dentro de poucos dias. Enquanto isso, analgésicos regulares ou analgésicos pode ser utilizada para aliviar a dor. Geralmente, dores de cabeça não sejam considerados como graves problemas de punção lombar.

Fístula liquórica

Dores de cabeça persistentes por vários dias, que não desaparecem com o repouso pode ser um indicador de vazamento de fluido cerebrospinal, que ocorre durante a coleta de sua amostra. Tal situação necessita de tratamento como tampão sangüíneo, onde o sangue do paciente é injectado no local do vazamento. Como resultado, os coágulos de sangue são formados no local em particular, que vedar o vazamento causada por punção lombar.

Dores nas costas e lesão do nervo

Dor nas costas pode também ser experimentado por alguns indivíduos após a punção lombar. Dor lombar punção geralmente é sentida na região inferior das costas. Além destes, lesão do nervo pode afetar cerca de 1 em cada 1000 pessoas depois de passar pelo procedimento. No entanto, na maioria dos casos, lesões nervosas não sejam de natureza grave.

Outras Complicações

Trauma ou lesões na medula espinhal ou as raízes nervosas da coluna vertebral pode ser denominado como um dos problemas graves após a punção lombar. Às vezes, sangramento espinal ou epidural, bem como a paraplegia ou paralisia da metade inferior do corpo também pode ter lugar. Além destes, hematomas, cistos espinhais subaracnóide, neuropatias cranianas e convulsões são alguns outros notáveis ​​complicações punção lombar. Mas a sua ocorrência tem sido observada a ser menos frequentes.

As principais complicações da punção lombar são mais propensos a surgir em pacientes, que foram sofrendo de condições como problemas de sangramento, tumor cerebral, infecção peridural e sangramento dentro do cérebro. Portanto, este procedimento não é recomendado para esses indivíduos. Também não é recomendada para os indivíduos, que tomam medicamentos para diluir o sangue.

Assim, a punção lombar pode ser denominado como um procedimento bastante seguro, se realizado corretamente com o cuidado adequado e precaução. As principais complicações de punção lombar, em geral se desenvolver em pacientes que têm alguns problemas de saúde graves. Portanto, os médicos realizar uma análise detalhada do sistema nervoso e do estado de saúde do paciente antes da realização da punção lombar Spinal Tap. Isso os ajuda a decidir se o procedimento pode ser feito com segurança, sem dar origem a qualquer grande complicação e riscos associados à punção lombar.

Um comentário:

  1. Meu filho de 4 anos passou por esse procedimento às 08h da manhã. 12h depois ele reclama e chora de dor nas costas. É normal? Até quanto tempo posso tolerar para procurar por ajuda médica? O que fazer para amenizar a dor?

    ResponderExcluir